Bubble Geek

Studio Ghibli conquista Palma de Ouro Honorária em Cannes

O 77º Festival Anual de Cinema de Cannes concederá uma Palma de Ouro Honorária ao Studio Ghibli, sendo a primeira vez que o prêmio é dado a um grupo.

Por Daniele Gonçalves

O 77º Festival Anual de Cinema de Cannes concederá uma Palma de Ouro Honorária ao Studio Ghibli, sendo a primeira vez que o prêmio é dado a um grupo.

O 77º Festival Anual de Cinema de Cannes concederá uma Palma de Ouro Honorária ao Studio Ghibli. Essa é a primeira vez que o prêmio será dado a um grupo.

Sobre a Palma de Ouro o cofundado do estúdio, Toshio Suzuki, comentou:

"Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio tenha recebido a Palma de Ouro Honorária. Gostaria de agradecer ao Festival de Cannes do fundo do meu coração. Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, os nossos filmes são vistos por pessoas de todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, Mitaka e ao Parque Ghibli para experimentarem o mundo dos nossos filmes por si próprios. Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir."

Já a presidente de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado geral Thierry Fremaux, acrescentaram:

"Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar. Como todos os ícones da Sétima Arte, esses personagens povoam nossa imaginação com universos prolíficos e coloridos e narrações sensíveis e envolventes. Com Ghibli, a animação japonesa assume-se como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade."

Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki cofundaram o Studio Ghibli em 1984, após o lançamento de Nausicaä do Vale do Vento por Miyazaki. Atualmente o estúdio esteve entre os "holofotes" por ganhar seu segundo Oscar com o filme O Menino e a Garça (The Boy and the Heron). O filme vencedor do Oscar estreou nos cinemas brasileiros em 22 de fevereiro de 2024. A estreia na Netflix foi confirmada, mas a data ainda não foi anunciada.

Artigos relacionados