Bubble Geek

Divertida Mente 2: Pixar pressionou funcionários para deixar Riley "menos gay"

A Disney pressionou a equipe de Divertida Mente 2 a minimizar traços de que Riley pudesse ser vista como parte da comunidade LGBT.

Por Daniele Gonçalves

A Disney pressionou a equipe de Divertida Mente 2 a minimizar traços de que Riley  pudesse ser vista como parte da comunidade LGBT.

Divertida Mente 2 se tornou o maior sucesso da Pixar, consolidando-se como o filme de animação mais lucrativo de todos os tempos. Esse êxito veio em um momento crucial para o estúdio, que enfrentava dificuldades nas bilheterias após lançamentos pouco satisfatórios. No entanto, os bastidores da produção não foram tão positivos.

Segundo o IGN, muitos profissionais que trabalharam no longa não estão aproveitando o sucesso devido às demissões em massa realizadas pela Pixar em maio deste ano. Além disso, a redução de equipe fez com que vários funcionários assumissem funções fora de suas competências.

Relatos indicam que os animadores trabalharam por meses, em jornadas extenuantes de sete dias por semana. Um ex-funcionário, que optou por não se identificar, afirmou que a pressão sobre a equipe era enorme, com a percepção de que o futuro do estúdio dependia do sucesso de Divertida Mente 2.

"Precisamos que esse filme faça sucesso porque não teremos um estúdio. E essa é a pressão que todos sentiram o tempo todo. O tempo todo. Mesmo agora, acho que as pessoas que se foram, ainda (estão) sentindo aquela pressão de tipo, ‘Meu Deus, nós conseguimos. Nós conseguimos".

Os problemas nos bastidores se intensificaram após o fracasso de Lightyear, com divergências internas sobre as causas do desempenho ruim. Enquanto o chefe da Pixar culpou a trama e a volta aos cinemas após o foco no streaming, a Disney atribuiu o fracasso à presença de um beijo lésbico no filme, levando a censuras de representações de afeto LGBTQIA+.

Divertida Mente 2 também enfrentou esse tipo de interferência. A Disney pressionou a equipe a minimizar qualquer inferência de que Riley, a protagonista, pudesse ser vista como parte da comunidade LGBT. Como resultado, eles alteraram cenas para manter o relacionamento com a nova personagem, Val, o mais platônico possível.

Veja bem, Riley não é canonicamente gay. No filme, o que você viu, nada sobre Riley diz que ela é gay, mas é meio que inferido com base em certos contextos. E então isso é algo que eles tentaram minimizar em vários pontos”.

Apesar dessas dificuldades, Divertida Mente 2 foi um grande sucesso, como esperado, e sua estreia no Disney+ está programada para 25 de setembro de 2024,

Artigos relacionados