Nintendo confirma que Switch 2 não usará tecnologia Hall Effect

A Nintendo confirmou que os novos Joy-Con 2, do Nintendo Switch 2, não utilizarão sensores analógicos Hall Effect.

Por Daniele Gonçalves

A Nintendo confirmou que os novos Joy-Con 2, do Nintendo Switch 2, não utilizarão sensores analógicos Hall Effect.

A Nintendo confirmou oficialmente que os novos Joy-Con 2, que acompanharão o Nintendo Switch 2, não contarão com sensores analógicos Hall Effect — tecnologia apontada por muitos como a solução definitiva para o problema de drift nos controles. A informação foi revelada por Nate Bihldorff, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos e publicação na Nintendo of America, durante uma entrevista recente.

Joy-Con 2 foram redesenhados, mas sem Hall Effect

Os Joy-Con originais ficaram conhecidos por apresentarem falhas relacionadas ao drift, que chegaram a motivar ações judiciais nos Estados Unidos. Apesar disso, Bihldorff garantiu que a Nintendo considerou esse histórico ao desenvolver os novos controles:

Os comandos do Joy-Con 2 foram concebidos de raiz. Não são analógicos Hall Effect, mas são muito bons… Cada vez que lançamos novo hardware, seja um novo sistema ou um acessório, projetamos para ser a melhor experiência possível para os nossos consumidores, seja na interação, jogabilidade ou durabilidade.

O que são sensores Hall Effect?

Sensores analógicos de Efeito Hall transformam variações em campos magnéticos em sinais elétricos contínuos. Ao contrário dos sensores tradicionais, que se desgastam fisicamente com o uso e podem causar o drift, os sensores Hall Effect operam sem contato direto, oferecendo maior precisão e durabilidade.

Essa tecnologia funciona da seguinte forma:

  • Um campo magnético variável (como o de um ímã em movimento) gera uma tensão elétrica proporcional;
  • Essa tensão é contínua, permitindo movimentos suaves e sem zonas mortas;
  • Como os sensores Hall Effect não dependem de atrito mecânico, eles reduzem drasticamente o desgaste ao longo do tempo.

Nintendo aposta em melhorias próprias

Apesar de não adotar a tecnologia Hall Effect, a Nintendo assegura que redesenhou completamente os Joy-Con 2 para entregar uma experiência superior aos jogadores. Embora detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, a empresa afirma que durabilidade e precisão foram prioridades no desenvolvimento dos novos controles.

A expectativa agora gira em torno de testes práticos e análises quando o Nintendo Switch 2 chegar ao mercado. Até lá, a ausência dos sensores Hall Effect continuará sendo um ponto de discussão.

Artigos relacionados